Fundada em 1992, a Alumicolor Anodizadora de Alumínio, manteve-se até o ano passado (2004), como a maior empresa prestadora de serviços na área de anodização de alumínio no Estado do Paraná.

Como o momento da construção civil é recessivo, a Alumicolor seguiu o caminho que muitas empresas têm buscado em época de globalização. Como alternativa de crescimento a Alumicolor associou-se a empresa Anotécnica Anodização e Anotécnica Pintura, com capacidade instalada para processar 400 toneladas de anodização e 300 toneladas de pintura pó por mês, atendendo não só o Estado do Paraná, mas também outras regiões.

Este crescimento também foi acompanhado também na área de meio-ambiente. Ao optarmos por processo long-life da Italtecno SRL (Itália), que são banhos que nunca descartam, tornou-se necessário um tratamento apenas das águas de lavagem, por isso a Alumicolor instalou uma estação de tratamento de efluentes por batelada com a utilização de filtro-prensa para geração de menor volume de lodo.

As águas de lavagens ácidas e alcalinas são equalizadas e após acerto de pH para acelerar a precipitação dos sólidos é adicionado polieletrólito aniônico como coagulante de floculação. Todo o volume tratado vai para um adensador para compactação do lodo, o que reduz o volume a ser passado pelo filtro-prensa. Este processo gera um volume pequeno de lodo por reduzir significativamente a umidade.

Atualmente estão adiantadas as pesquisas visando à reciclagem deste resíduo em substituição à disposição em aterro industrial (Essencis).

Nesta linha, o investimento atual que estará em operação a partir deste mês é o sistema completo de exaustão de gases da linha (sistema push-pull) acoplado a um lavador de gases.

A Alumicolor tem em seu quadro de colaboradores, profissionais especializados em meio-ambiente para uma gestão adequada do mesmo.

 

Feito e Hospedado pela Porongo